Edital de seleção do NDIS – 2º semestre de 2013

Oficinas de pesquisa em direito e tecnologia
Atividade de cultura e extensão
 

1. Apresentação: o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS), formado no segundo semestre de 2012, visa promover pesquisas e desenvolver reflexões sobre os desafios impostos ao direito pelos avanços da tecnologia, sobretudo no campo da internet.

As atividades de pesquisa do NDIS adotam três premissas básicas, quais sejam: (i) independência acadêmica, tanto do setor privado como do governamental; (ii) valorização dos métodos de pesquisa empírica em direito como instrumento de produção de diagnósticos da realidade jurídica; (iii) afinidade temática com as áreas de estudo de políticas públicas e regulação (direitos fundamentais e sociologia jurídica).

Neste semestre, o NDIS oferecerá aos alunos de graduação um módulo de formação na área de metodologia de pesquisa em Direito e Tecnologia. A ideia do módulo surgiu a partir da constatação de que muitos alunos gostariam de desenvolver projetos individuais de pesquisa na área, mas não tinham segurança e/ou consistência metodológica para preparar projetos. O módulo também servirá como etapa preparatória para aqueles que desejarem se envolver com a linha de pesquisa sobre redes anônimas (“deep web”), inaugurada no mês de junho.

Diferentemente do semestre passado, o número de reuniões será reduzido e composto por dois tipos de atividades: (i) reuniões ordinárias; e (ii) oficinas livres. As reuniões ordinárias traçarão uma linha de formação metodológica, sempre com a participação de convidados especialistas, que proporão dinâmicas compatíveis com os temas de cada reunião (para saber mais veja o cronograma abaixo). As “oficinas livres” consistirão na apresentação e discussão de trabalhos e/ou projetos de pós graduandos ligados ao NDIS. A ideia é permitir que os alunos consigam discutir os projetos nas oficinas livres a partir do instrumental que lhes será conferido ao longo das reuniões ordinárias. Todas as reuniões contarão com textos de leitura obrigatória.

 2. Atividade pré-requisito para seleção futura do projeto “Deep Web”: a participação nas atividades deste semestre (“Oficinas de pesquisa em direito e tecnologia”) é pré-requisito obrigatório para todos os alunos de graduação que estejam interessados em se candidatar para participar no processo seletivo do projeto de pesquisa sobre a Deep Web, que foi lançado no mês de junho.

Para saber mais sobre o projeto assista ao vídeo do evento de lançamento.

 3.  Público alvo: alunos da graduação interessados em pesquisa empírica na área de direito e tecnologia.

4.  Período de realização da atividade e carga horária por semestre: as atividades se concentrarão em reuniões quinzenais, que serão realizadas às quintas feiras, das 19h às 21h30. Para que façam jus aos créditos da disciplina de cultura e extensão, os alunos deverão ter frequência mínima de 70% nas reuniões ordinárias, além de participar de pelo menos 1 (uma) Oficina Livre, conforme o cronograma abaixo.

Cronograma – NDIS 2013/2

1ª Reunião – apresentação e introdução à metodologia de pesquisa empírica – 29 de agosto

2ª Reunião – o que é uma pesquisa empírica em Direito e Tecnologia? (parte 1) – 12 de setembro

Oficina Livre19 de setembro

3ª Reunião – o que é uma pesquisa empírica em Direito e Tecnologia? (parte 2) – 26 de setembro

4ª Reunião – o problema e o método – 10 de outubro

Oficina Livre24 de outubro

5ª Reunião – para fazer pesquisa: ética, plágio e metodologia – 7 de novembro

5.  Número de vagas para alunos da graduação e critérios de seleção: serão oferecidas 30 (trinta) vagas neste semestre. Os alunos serão selecionados com base nos seguintes critérios: (i) interesse pela área; (ii) disponibilidade; (iii) experiência ou atuação prévia em matérias relacionadas; (iv) contato prévio com metodologia de pesquisa empírica em direito.

 6.  Critérios de avaliação dos alunos no desempenho da atividade: os alunos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios principais: (i) frequência (70% nas reuniões ordinárias e presença em pelo menos uma “Oficina Livre”) e envolvimento; (ii) qualidade da preparação e participação nas reuniões; (iii) elaboração de relatórios escritos, individuais ou em grupo.

 7. Coordenação:

Prof. Dr. Virgílio Afonso da Silva (DES)

Monitores responsáveis:

Dennys Marcelo Antonialli (DD: orientação Prof. Dr. Virgílio Afonso da Silva)

Francisco Carvalho de Brito Cruz (ME: orientação Prof. Dr. Jean-Paul Rocha)

Rafael Augusto Ferreira Zanatta (ME: orientação Prof. Dr. Jean-Paul Rocha)

8. Inscrições: as inscrições devem ser realizadas até 23/08/2013. Qualquer questão entre em contato no email ndisusp@gmail.com!

Para se inscrever preencha o formulário digital e envie para nós. O formulário está disponível em: http://form.jotform.us/form/32145800869154 (É só terminar de preencher e clicar em ENVIAR)

Anúncios

Um pensamento sobre “Edital de seleção do NDIS – 2º semestre de 2013

  1. Pingback: Está no ar o registro do evento “A Internet para além da superfície: direito, tecnologia e redes anônimas” | NDIS USP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s